Avançar para o conteúdo principal


posso dizer sindromes de etiologias várias, trissomia 21, deficiência mental e motora, cegueira...nada disto faz muito sentido.

posso, antes, contar que tenho uma menina com os dois braços amputados e o que mais gosta de fazer é pôr luvas ou pulseiras nos "braços" (cotos) e dançar na sala. Tenho outra negligenciada em casa e que adora uma festa, que se ri, que tenta pôr o babete sozinha ao almoço apesar de ter mutio pouca força, que ri de felicidade quando a ajudamos a estar de pé. tenho um menino que finge dormir quando ´hora de trabalhar, e "dorme" mais com as técnicas de quem menos gosta. finge muito bem, de tal forma qe o ressonar parece verdadeiro e evidencia uma inteligência superior ao normal. tenho uma menina que não vê mas sabe quando estamos perto e, apesar de ter movimentos muito descoordenados, acerta sempre na taça de sopa quando a quer empurrar para longe. e ri-se. tenho outra que quer sempre mimo, trepa pelo colo, dança, adora chaves e quando é hora de trabalhar finge que tem que se assoar...quando descobrimos que está tudo bem ri-se. e os rolos de papel higiénico vão-se gastando à conta disto. e ela ri-se mais.

as primeiras palavras que aqui escrevi são estranhas e longe da realidade, apesar de falarem da realidade de muita gente. por outro lado, se vos falar de cada um deles, de como brincam, de como ficam felizes por se ver de manhã, ficarão a perceber que entre todos as crianças há pontos comuns, exactamente por serem crianças, e que as suas histórias, apesar de feitas de nomes estranhos, guardam pedacinhos que podiam ser de qualquer um de nós. e qualquer um de nós podia ser assim, como eles, e devemos-lhe o respeito pela sua coragem de ser apesar da falsa "simpatia" dos nomes que lhes damos. todas as trissomias escondem pedros e joões, joanas e paulas, anas e migueis. todos os sindromes têm teresas, mafaldas, fredericos, brunos, marias, pedros, alexandres, antónios. todos. e achamo-los a todos tão diferentes, como se fossem.

Comentários

Unknown disse…
Arrepiou-me e comoveu-me... falta-me contacto com essa realidade e custa-me pensar que há limitações tão grandes... Por outro lado fico tão contente por te saber responsável por essas crianças e ter a certeza de que contigo vão ser felizes, nem que seja só um bocadinho... Sei que tens essa capacidade de Dar que é o que te faz especial para abraçares meninos especiais e os fazeres sorrir!

Mensagens populares deste blogue

falta

se pudesse contava a todos como me faz falta se não tivesse a voz presa na falta que me faz www.mafaldaveiga.com

Roger

“Foi tudo tão rápido, embora goste de velocidades!” A primeira vez que falei contigo a sós foi por telefone. Queria pedir-te uma opinião, disseste “Sentamo-nos e explico-te tudo!”. Era um dia de trabalho. Achei estranhos a delicadeza e o cuidado. Pensei que fosse por ser amiga de amigos, por ter uma cadela bonita, por mil e uma coisas que não fossem a tua oferta sincera de tempo e presença. Planeámos a ninhada da Areia no Careca, onde nos viríamos a encontrar muitas vezes. Compraste um rádio e uns postais para os bebés cães terem música e paisagem quando estivéssemos longe. O teu cuidado. Através de ti conheci muitas pessoas. Eras um conector.Os teus pais, a tua casa, tantos dos teus amigos, a quinta, os carros, a igreja dos escuteiros, os planos de viagens, o clube do coração, os planos para jantar, um lanche, uma sardinhada, os festejos do europeu no capot do carro, a tua exigência de cantar o hino em pé, aos berros,antes do jogo começar. O movimento que se sentia à tua volta era o d...

ovos

gostava de ter uma frigideira que fizesse verdadeiros ovos estrelados