Avançar para o conteúdo principal

ler

vou pôr uma música boa, Pat Metheny ou Keith Jarrett, e buscar o T. à sala. Vai-me aquecer os pés. vou puxar uma mantinha, fazer um cachinho que equilibro na barriga. vou mergulhar de cabeça a minha cabeça em duas ou três almofadas. tenho o comando da aparelhagem ao pé de mim vai cair. daqui a quase nada. tenho o telefone e hei-de acordar com a vibração de uma mensagem em sítios menos próprios. ou não acordo. vou desligar este pc e despedir-me de todas as coisas inúteis. vou ler. primeiro a lembrar-me de outras coisas, a pensar no que tenho para fazer, a pensar em qualquer coisa até que há-de chegar o momento a partir do qual estou só a ler. e a vida da Claúdia, João, Ana, Nuno, bem como os caminhos de Algés e Benfica, vão ser tão meus como deles. devo adormecer com o livo marcado, quando cai no chão, aberto em mariposa coom as letras para baixo, ou então as páginas fecham-se com um dos meus dedos lá instalados. um dedo que se afasta depois, no caminho da terra dos sonhos.

adoro ler

Comentários

Mar disse…
Costumo vir aqui muitas vezes. Aliás, venho aqui quase todos os dias ou mesmo todos. Gosto de te ler, já faz mesmo parte do meu dia ler as tuas palavras. Há dias em que não vou ao meu blog, mas venho aqui. Em que não tenho tempo para escrever, mas em que tenho tempo para ler. É reconfortante quando as palavras que lemos são eco de coisas que sentimos. Sabe bem. Acho que é por isso que aqui venho. Não sei se já alguma vez foste ao meu blog, se não foste não sei se algum dia irás. Gostava que sim, gosto que comentem o que escrevo, embora tenha ainda escrito pouco.
Em relação a este post. Gosto tanto de ler. Ler é viajar sem sair do sofá, deixar a nossa mente esvoaçar por aí e fazer parte da realidade descrita naquelas páginas. Uma vez li, já não se onde, que "quem lê nunca está só". Acho que é verdade. Acho que um livro é sempre uma boa companhia. Não que substitua a família ou os amigos, mas éuma boa companhia, sempre. Mesmo naqueles momentos em que não nos apetece estar com ninguém, mas em que também não nos apetece estar sozinhos. GOsto de estar na minha cama, quentinha debaixo da roupa, com umaluz média acesa, assim num ambiente calmo, a ler. Se estiver a chover e através da janela conseguir ouvir a chuva bater no vidro, melhor. Também gosto de ler na praia, a ouvir o barulho das ondas. Ou no comboio, enquanto vou para as aulas. Enfim... adoro ler. Escrever também. E conversar... E também gosto imenso de conversar sobre coisas que li. Partilhar a forma como vi as histórias, é tão giro. Lembro-me de ter grandes conversas com a Jana sobre livros. É bom. Beijinhos
Xuxudrops disse…
Oi Té!
Ler é mesmo uma arte, temos que estar bem aparelhadas pra começar.E terminar, é sempre do msm jeito...o dedo lá na página, ou o marca páginas....ou o que acontece comigo,sabe...ás vezes fecho sem ver,e no dia seguinte,como que por instinto e por ter me envolvido tanto já na estória,sei bem onde parei.
Acho q vou desligar esse pc agora, e ler o meu livro agora....to lendo Oswald de Andrade, Serafim Ponte Grande e vc?!
Besos!

Mensagens populares deste blogue

dear Sophia, it's really late. I've just arrived home after a dinner at my grandma's house. she's still so special. everyone ate a lot, we talked about old friends, ourselves when we were growing up. there are always stories about africa. we are all so linked there, so many miles away and yet. we talked about you, alexis and darril. and also about the bulldogs that my uncle used to have and were pretty awfull and scary. I was really afraid of them, but one day I grabbed a horn and chased them trough the garden until they were crying with the noise. never bothered me again. we also mentioned cape town and pretoria, your house, your family, I remember you so dearly it's hard to say. you were my friend and were a bit like me. you thaught me english and had the patiente enough to hear me reading, laughing out loud in a bed full of animals and pillows that we throwed until they reached the ceiling, you knew the piano but hated it. you knew everybody and everything so wel

sorriso de março

hoje de manhã ía no autocarro a ouvir música e a pensar em qualquer outra coisa para além do transporte e da manhã em volta. O que me fazía regressar ao banco do bus eram as sacudidelas da tosse que me tem feito companhia e ajudava a mudar de posição no banco de forma quase automática. Isto, claro, além de uma nova arrumação dos pulmões, já que suspeito que me saíram várias vezes cá para fora, embora ninguém mostrasse o olhar espantado de "pulmões-ao-relento". Depois de uma das sacudidelas, que não contei por serem muitas, vi uma caixa de medicamentos no meu colo e uma uma senhora de olhos transparentes que a segurava. "Tome, ajudam muito. Tambémm estive assim e sei bem o que é", disse ela. Tinha um sorriso inteiro, estava muito arranjada, com o ar de quem não tem sono e de que todos os dias são dias especiais, e tinha olhos de Tejo. não são as palavras que fazem as pessoas, mas os gestos. este veio com a solidariedade dos viajantes, um sorriso e um olhar. Obriga

injusto

tenho visto muito menos os meus vizinhos do lado. nem pensei muito no assunto. meteu-se a parte final do ano, os exames e as últimas entregas de trabalhos, e depois houve o trabalho no colégio, alguns dias de praia e o algarve. cheguei hoje a casa e a minha mãe contou-me que o joão, o filho, mais novo de todos, teve um acidente. estava a deslizar no corrimão da escola e caíu. está há dois meses no hospital, em coma. neste momento está em alcoitão, reconhece a mãe, tem uma irmã que entra pelo quarto a dar força a todos e a dizer que "ele vai ficar bom". e o joão é só um menino que eu às vezes vejo, que às vezes toca á camapaínha e pegunta se o tobias pode ir lá brincar um bocadinho para casa. pergunta-me sempre se ele faz xixi, eu digo que não mas espero que o cão não tenha nenhuma vontade repentina que me estrague o plano e a brincadeira do joão. tem uma mochila quase maior que ele e uns olhos à chinês. vejo-o nas escadas. agora percebo o olhar triste do pai e da mãe, quan