Conheci-a num jantar de caloiro. "Morato, Sofia Santos, Rui Martins, Ana Rodrigues" nomes murmurados por veteranos. passaram-se 4 anos sem a ver. em 2004 tive uma disciplina que nos fez reunir num ginásio, organizar grupos e escolher um orientador. este grupo, que eu não sabia mas já éramos nós com ela, mudou-me. tinha o antónio, a maría, a ritinha, a rita, a raquel, a adiafa e o ferreirinha. mais eu.
ocupámos um ginásio, e neste caso ginásio vem de "gigante". vimo-nos mais que às nossas famílias durante esse ano. à semelhança do que foi a 1ª aula com o Professor Pedro, onde senti que estava no lugar certo (o Professor Pedro é o único que, tendo uma aula de PT à sexta-feira antes do almoço, das 11:30 às 13 se não me engano, tinha lá a turma toda. ele não sabia, mas muitas vezes não tínhamos a aula antes. e ele não sabia que nós sabíamos com antecedência que não íamos ter as primeiras horas e que , ainda por cima à sexta, era uma fabulosa balda especialmente para os que moravam bem longe da faculdade. e para quem quisesse ir à praia. ninguém faltava à aula dele). , foi também no ginásio gelado dos esteiros que senti exactamente o que queria fazer "até ser velhinha". e isso aprendi-o com a Ana. porque ela chegava, via-se que cheia de sono de manhã, e fazia questão de assistir a cada intervenção. foi ela que nos ensinou que nós, face às crianças, éramos os "adultos". e isso foi um ponto-chave porque mesmo que estivéssemos a aprender queria dizer que tínhamos que os ensinar também. foi com este trabalho que desenhámos objectivos, planos de grupo, individuais, tudo o que queríamos que acontecesse. e também foi com ela que tudo o que aconteceu foi muito melhor do que poderíamos ter imaginado. isso mudou-nos como pessoas e profissionais e ainda hoje falamos do crescer a brincar como uma parte tão quente da nossa escola profissional. tive a sorte de continuar a trabalhar com ela. tenho esse privilégio e a honra. tenho essa outra coisa de querer fazer melhor, de querer saber errar melhor e menos, de querer aprender muito e de levar bolos de chocolate para reuniões, tudo coisas por ela ensinadas.para a ana os dias de trabalho são para ser divididos com quem se quer bem. ela faz equipas, mesmo no verão e com a vigia ao fundo. a Ana serve-me do horizonte antes, hoje e por muito tempo. "sempre" e sempre não é um sítio no tempo, é um lugar onde o que se guarda não se perde mais.
hoje a Ana mandou-me um mail que me fez rir porque não sei como é que ela tem tempo para estes tipos de mail no meio de tanta coisa que ensina, que faz, de tantos alunos e pessoas que ajuda todos os dias. e foi por isso que lhe quis deixar aqui um "obrigada" grande e a homenagem, ainda que pequena, de ter um peixinho verde de gelatina que aparece às vezes a piscar ao lado do nome deste blog.
o nascoisasboas.blogspot.com, este lugar, nasceu em mim quando nasceu o crescer a brincar e o António. e nada disso "Changed the world, but it turned my life around".
Comentários
(Odeio ser uma "anónima".. e atrofia-me bastante na minha parte de Asperger.... Tudo por ti Tété.. =P * María a ESPANHOLA...)
Estou como tu Ritinha, preciso de voltar a crescer...