Avançar para o conteúdo principal

Ana


Conheci-a num jantar de caloiro. "Morato, Sofia Santos, Rui Martins, Ana Rodrigues" nomes murmurados por veteranos. passaram-se 4 anos sem a ver. em 2004 tive uma disciplina que nos fez reunir num ginásio, organizar grupos e escolher um orientador. este grupo, que eu não sabia mas já éramos nós com ela, mudou-me. tinha o antónio, a maría, a ritinha, a rita, a raquel, a adiafa e o ferreirinha. mais eu.
ocupámos um ginásio, e neste caso ginásio vem de "gigante". vimo-nos mais que às nossas famílias durante esse ano. à semelhança do que foi a 1ª aula com o Professor Pedro, onde senti que estava no lugar certo (o Professor Pedro é o único que, tendo uma aula de PT à sexta-feira antes do almoço, das 11:30 às 13 se não me engano, tinha lá a turma toda. ele não sabia, mas muitas vezes não tínhamos a aula antes. e ele não sabia que nós sabíamos com antecedência que não íamos ter as primeiras horas e que , ainda por cima à sexta, era uma fabulosa balda especialmente para os que moravam bem longe da faculdade. e para quem quisesse ir à praia. ninguém faltava à aula dele). , foi também no ginásio gelado dos esteiros que senti exactamente o que queria fazer "até ser velhinha". e isso aprendi-o com a Ana. porque ela chegava, via-se que cheia de sono de manhã, e fazia questão de assistir a cada intervenção. foi ela que nos ensinou que nós, face às crianças, éramos os "adultos". e isso foi um ponto-chave porque mesmo que estivéssemos a aprender queria dizer que tínhamos que os ensinar também. foi com este trabalho que desenhámos objectivos, planos de grupo, individuais, tudo o que queríamos que acontecesse. e também foi com ela que tudo o que aconteceu foi muito melhor do que poderíamos ter imaginado. isso mudou-nos como pessoas e profissionais e ainda hoje falamos do crescer a brincar como uma parte tão quente da nossa escola profissional. tive a sorte de continuar a trabalhar com ela. tenho esse privilégio e a honra. tenho essa outra coisa de querer fazer melhor, de querer saber errar melhor e menos, de querer aprender muito e de levar bolos de chocolate para reuniões, tudo coisas por ela ensinadas.para a ana os dias de trabalho são para ser divididos com quem se quer bem. ela faz equipas, mesmo no verão e com a vigia ao fundo. a Ana serve-me do horizonte antes, hoje e por muito tempo. "sempre" e sempre não é um sítio no tempo, é um lugar onde o que se guarda não se perde mais.

hoje a Ana mandou-me um mail que me fez rir porque não sei como é que ela tem tempo para estes tipos de mail no meio de tanta coisa que ensina, que faz, de tantos alunos e pessoas que ajuda todos os dias. e foi por isso que lhe quis deixar aqui um "obrigada" grande e a homenagem, ainda que pequena, de ter um peixinho verde de gelatina que aparece às vezes a piscar ao lado do nome deste blog.

o nascoisasboas.blogspot.com, este lugar, nasceu em mim quando nasceu o crescer a brincar e o António. e nada disso "Changed the world, but it turned my life around".

Comentários

rititi disse…
Foi a Ana que nos fez sentir especiais pela primeira vez...como ninguem tinha conseguido antes....e mais ainda...especiais e maravilhosos...sendo o grupo maravilha para nos o melhor do mundo...foi ela que me chamava de Lola com toda a graça..foi ela que nos fez a gelatina mais colorida de sempre... :D saudades muitas muitas desse tempo...preciso de voltar a crescer...
Anónimo disse…
Tudo mudou com ela e através dela.. Sem dúvida!! Só ao longo desse ano consegui perceber que afinal era bem capaz de muito mais do que aquilo que alguma vez tinha imaginado.. Só olhando para as "nossas" crianças e para tudo o que conseguimos com elas e para elas é que comecei a assimilar aquilo de que fomos capazes... Todos juntos.. Afinal de contas, éramos (somos..) o grupo maravilha.. Ainda hoje, 3 anos depois, tenho momentos em que sinto que não sou capaz, que há coisas que me ultrapassam e que se calhar não estou no sitio certo nem preparada para isso.. Basta-me parar e relembrar.. A melhor professora, a Té, cada criança, o relatório de cada sessão (que às vezes custava tanto e dava tanta preguiça no final de um dia cansativo..), a Ritinha, cada dossier, o Tó, gráficos "sempre a subir", a Kel, ginásio gelado, material inventado por nós, ajuda de irmãos e irmãs (ou mesmo mães..), o Ferreirinha, videos de cada sessão, a Adiafa, um grupo perfeito, piscina logo de manhã (mesmo com frio..), observações do Morato (que implicavam sempre uma pressão extra por ser ele quem é e por tudo o que isso representa.. "hoje tudo tem que ser ainda + perfeito..."..), momentos dificeis fora e dentro do "crescer a brincar" mas que se resolviam em grupo.. Tudo porque nos tornámos muito mais do que um grupo de trabalho... Hoje, os mesmos, continuamos juntos.. E é ai que vou buscar a força que me falta (em mais ocasiões do que penso que é suposto... Mas isso é "outra conversa"..)... Por tudo isso, e como alguém me disse (ainda hoje..) "nós só temos que manter o espaço do que somos uns para os outros como é, com COISAS BOAS"... Sem dúvida... OBRIGADA ANA..... *



(Odeio ser uma "anónima".. e atrofia-me bastante na minha parte de Asperger.... Tudo por ti Tété.. =P * María a ESPANHOLA...)
António disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse…
Esta altura marcou uma viragem, uma viragem em que me fez sentir que estava no local certo e que toda aquela prática fazia sentido para mim e que a queria exercer a partir dali pela vida fora. São imensos os momentos marcantes e que sempre que nos juntamos recordamos com toda a saudade, e acredito que isso vai continuar a acontecer. as gelatinas, as reuniãos, os trabalhos envoltos em almoços, os 7 filhotes (nunca mais me esquecerei deste número!!!). Vendo bem as coisas, o nome Crescer a Brincar não podia estar mais bem atribuído. Foi-o para os miúdos, mas foi-o de facto muito mais para nós.Foi o nosso ponto de partida, de todos e de cada um, muito graças aos "mestres" que sempre nos fizeram acreditar.Muito devemos a eles pelo marco que ficou em nós e que recordamos sempre com saudade.São eles de facto os meus modelos a seguir, não haja qualquer dúvida.
Estou como tu Ritinha, preciso de voltar a crescer...
disse…
espero que essa dos sete filhos não seja uma coisa a esquecer....e adoptamos uns quantos que sete anos grávida...:)

Mensagens populares deste blogue

dear Sophia, it's really late. I've just arrived home after a dinner at my grandma's house. she's still so special. everyone ate a lot, we talked about old friends, ourselves when we were growing up. there are always stories about africa. we are all so linked there, so many miles away and yet. we talked about you, alexis and darril. and also about the bulldogs that my uncle used to have and were pretty awfull and scary. I was really afraid of them, but one day I grabbed a horn and chased them trough the garden until they were crying with the noise. never bothered me again. we also mentioned cape town and pretoria, your house, your family, I remember you so dearly it's hard to say. you were my friend and were a bit like me. you thaught me english and had the patiente enough to hear me reading, laughing out loud in a bed full of animals and pillows that we throwed until they reached the ceiling, you knew the piano but hated it. you knew everybody and everything so wel

sorriso de março

hoje de manhã ía no autocarro a ouvir música e a pensar em qualquer outra coisa para além do transporte e da manhã em volta. O que me fazía regressar ao banco do bus eram as sacudidelas da tosse que me tem feito companhia e ajudava a mudar de posição no banco de forma quase automática. Isto, claro, além de uma nova arrumação dos pulmões, já que suspeito que me saíram várias vezes cá para fora, embora ninguém mostrasse o olhar espantado de "pulmões-ao-relento". Depois de uma das sacudidelas, que não contei por serem muitas, vi uma caixa de medicamentos no meu colo e uma uma senhora de olhos transparentes que a segurava. "Tome, ajudam muito. Tambémm estive assim e sei bem o que é", disse ela. Tinha um sorriso inteiro, estava muito arranjada, com o ar de quem não tem sono e de que todos os dias são dias especiais, e tinha olhos de Tejo. não são as palavras que fazem as pessoas, mas os gestos. este veio com a solidariedade dos viajantes, um sorriso e um olhar. Obriga

injusto

tenho visto muito menos os meus vizinhos do lado. nem pensei muito no assunto. meteu-se a parte final do ano, os exames e as últimas entregas de trabalhos, e depois houve o trabalho no colégio, alguns dias de praia e o algarve. cheguei hoje a casa e a minha mãe contou-me que o joão, o filho, mais novo de todos, teve um acidente. estava a deslizar no corrimão da escola e caíu. está há dois meses no hospital, em coma. neste momento está em alcoitão, reconhece a mãe, tem uma irmã que entra pelo quarto a dar força a todos e a dizer que "ele vai ficar bom". e o joão é só um menino que eu às vezes vejo, que às vezes toca á camapaínha e pegunta se o tobias pode ir lá brincar um bocadinho para casa. pergunta-me sempre se ele faz xixi, eu digo que não mas espero que o cão não tenha nenhuma vontade repentina que me estrague o plano e a brincadeira do joão. tem uma mochila quase maior que ele e uns olhos à chinês. vejo-o nas escadas. agora percebo o olhar triste do pai e da mãe, quan