Avançar para o conteúdo principal

Professora Ana Carvalho

a professora ana carvalho é muito simples e daquelas pessoas que gosta muito do que faz. sabe relativizar os problemas e rir-se deles, e sabe ainda melhor fazer alguma coisa para os resolver. tem um trabalho muito exigente e tenho a certeza que deve haver dias que chega a casa estoirada e com a cabeça em água e a pensar no dia seguinte, no que vai fazer para correr melhor. a nível técnico, é professora da sala teacch, mas aposto que pouca gente ficou mais informada com este facto, o que só prova que importante mesmo é o que vem antes.

conheci-a há dois anos atrás, tive o privilégio de trabalhar com ela ao longo de todo o ano passado e de seguir de perto o abrir do mundo de meninos autistas tão centrados neles próprios, às vezes tão longe de toda e qualquer coisa. a professora ana sabe ir lá buscá-los, e ser muito exigente também. deixa-os ficar contentes, deixa-os zangarem-se, mas depois é altura de trabalhar e só há uma maneira de o fazer: é enterrar as mãos, depois o corpo todo até a alma serem as mãos e os braços e pernas feitos de vento.

é professora do pedro, que eu adoro e nunca vou esquecer. de quem eu também não quero nunca perder o contacto. é amiga da mãe do pedro, e não professora do seu filho. a mãe do pedro obriga-o a ir para a escola todos os dias por um caminho diferente :) isto faz-me rir porque para um menino autista é uma abordagem impensável, mas ela é mãe e diz " é que se um dia acontece qualquer coisa e não podemos ir pelo mesmo caminho ele vai ficar tão desorganizado que bloqueia! então vamos sempre por um diferente, todos os dias de manhã!". estas não são bem as palavras dela, são as palavras que me contaram das palavras dela.

e o pedro...bem, o pedro é um menino que vai fazer nove anos, ou dez? ( nunca sei coisas de idades), e que começou a falar há uns dois meses atrás. tem uma voz nova linda, e de repente descobriu que há uma razão para falar com o mundo e deixar que nos fale também. que é bom brincar com os meninos, ir para a escola, lanchar e come bolachas. contaram-me hoje que anda a fazer imensa coisa e até já se zanga quando lhe tiram a bola...

esta é a despedida de um dia cansativo e , às vezes, um bocadinho desfeito. valem-me estas pessoas de quem aqui vos falei, e tantas outras também. sou uma pessoa de sorte. vale-me a música da Mafalda em cada caminho. sou uma pessoa de sorte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

falta

se pudesse contava a todos como me faz falta se não tivesse a voz presa na falta que me faz www.mafaldaveiga.com

Roger

“Foi tudo tão rápido, embora goste de velocidades!” A primeira vez que falei contigo a sós foi por telefone. Queria pedir-te uma opinião, disseste “Sentamo-nos e explico-te tudo!”. Era um dia de trabalho. Achei estranhos a delicadeza e o cuidado. Pensei que fosse por ser amiga de amigos, por ter uma cadela bonita, por mil e uma coisas que não fossem a tua oferta sincera de tempo e presença. Planeámos a ninhada da Areia no Careca, onde nos viríamos a encontrar muitas vezes. Compraste um rádio e uns postais para os bebés cães terem música e paisagem quando estivéssemos longe. O teu cuidado. Através de ti conheci muitas pessoas. Eras um conector.Os teus pais, a tua casa, tantos dos teus amigos, a quinta, os carros, a igreja dos escuteiros, os planos de viagens, o clube do coração, os planos para jantar, um lanche, uma sardinhada, os festejos do europeu no capot do carro, a tua exigência de cantar o hino em pé, aos berros,antes do jogo começar. O movimento que se sentia à tua volta era o d...

ovos

gostava de ter uma frigideira que fizesse verdadeiros ovos estrelados