Avançar para o conteúdo principal

you

Acredito que a vida se desenvolve entre fraquezas e fragilidades, ambas com o mesmo poder, diferindo apenas na direcção de movimento que imprimem. Avanço ou recuo. Maior ou menor, mais ou menos rápido.
Força é sinónimo de capacidade, fazer, acontecer, verbos que implicam um movimento ascendente que, por sua vez, pressupõem também uma mudança ascendente de futuro. Não quer dizer que essa melhoria venha a acontecer mas, na altura, é sentida dessa forma.
Aproxima a esperança. Faz aprender, dá-nos a possibilidade de digerir o mundo, de o provar e levar à boca. Ficar saciado. Permite-nos ver para além do que fazemos, olhar o outro para onde vai, como caminha, surpreendendo-nos pela forma singular como coloca o pé e mexe as mãos. Somos iguais no mais simples e conseguimos, cada um, fazê-lo de forma diferente. Reconheço-te ao longe porque sei a tua forma de andar.
Absorver a diferença faz-nos tomar consciência do que é semelhante e a ultrapassa em sentido e significado. Perceber isto faz com que nada mais seja igual daí em diante. É uma responsabilidade grande. Saber que o singular nos faz aos bocadinhos transporta-nos para um lugar onde a criatividade começa por ser um outro ritmo de respirar. O oxigênio circula e expande-se, os pulmões insuflam de ar e o peito avança sozinho, vela enfonada no próprio vento.
A segurança de entender o mundo no que o faz diferente e igual, no que é de todos e cada um, transportar-nos-á para uma abertura de pensamento em que a tolerância só poderá ser vista como princípio de base. Se todas as nações do mundo trabalharem neste sentido, a paz será o futuro. É em perspectiva e na mudança da mesma que se encontra a empatia por quem vive noutras culturas, habita outras ruas e as faz suas. Perdão, nossas.
O que é nosso será meu e teu desde que nascemos. Esse é o valor a partir do qual as famílias serão mais em parentescos e graus. Seremos muitos. Conseguiremos perservar-nos e, assim, persistiremos desde a primeira noite de Natal. Seremos íntegros, honestos, capazes de olhar nos olhos e saber o peso exacto de um “não” e de um “sim”. Saberemos impor limites aos nossos filhos, educá-los no maior amor para que saibam que as birras e as más escolhas não o põem em causa. Só gostavamos de os põr a salvo mas, e também nós, teremos de abrir as mãos. Criar uma distância que só existe porque há um lugar para onde voltar e esse lugar somos nós, eu e tu, que nunca nos soltamos um do outro. As Mães que trabalham todos os dias estarão tranquilas porque, na escola, os filhos saberão que têm uma casa onde o seu nome está escrito na porta do quarto. Onde há um lugar à mesa. Todos os Pais saberão tocar um filho no ombro, fazê-lo sentar, ouvir, mesmo que se tenham que ir embora. “Senta-te aí”. A vitalidade perdurará para além das fotografias em caixas de papelão. O amor, a compaixão, tudo será ensinado e aprendido. A humanidade constrói-se e, meu amor, o futuro é tudo o que ainda podemos fazer acontecer.
Quero a generosidade, o cuidado, o altruísmo para além de qualquer crença ou ponta de medo que me faça recuar. Quero a inteligência, por favor, porque é preciso pensar bem o mundo para fazer um mundo melhor. É honesto isto. Quero boas notas bons empregos, quero-nos capazes de não buzinar a quem passa. Quero esquecer tudo isto e aprender de novo. Ensina-me. Quero a inteligência pessoal e entender-me, perdoar-me, explicar-me em tudo o que fiz mal e afinal não conta assim tanto. Quero fazer melhor e não entrar por aí de novo. Não quero ser triste, embora a tristeza seja um filtro que, à partida, me faz poder compreender melhor as tuas lágrimas. Entendo-te, tu a mim.
A inteligência trará a responsabilidade social para todos, os que a têm e aqueles que não a podem ter. Os que nos fazem ter mais por eles. É preciso. É justo e precioso. Quero a liderança e horizontes claros para onde dirigir o olhar. Quero saber onde estão, extactamente, porque a noite chega um dia e terei que ser eu ver por onde vamos. Quero olhar o caminho em frente e saber que é por ali, investir o que for preciso, deitar bagagem fora que o que levamos raramente é o que é preciso.
Vou perdoar quando não correr bem. Palmada no ombro, um beijinho no pesçoco, “já passou”. Não vou atender no erro mas na forma de fazer bem a seguir. Misericórdia pela falta de força e ar que me sai dos pulmões. Descanso um bocadinho e vamos. Quero a humildade e a modéstia, afinal todos os meus ganhos foram alimentados por um passado do qual fazes parte. Não é tudo de mim mas tudo comigo. Quero a prudência, o tempo de espera para decidir. Controlar-me nessa decisão. Assim será a melhor possível e clara.
Serei capaz de apreciar a beleza de uma forma simples. O mundo é bonito. Agradeço diariamente por isso. Não sei bem a quem, de facto, mas faço mais vezes caminhos a pé na esperança de que os meus trisnetos tenham caminhos para fazer. Ouve-me, quero que gozes isto. Diverte-te, aproveita. Ama até não poder mais e, quando não puderes, ama outra vez. Zanga-te quando não conseguires mas pouco tempo. Alguém te espera, não demores.
Quero o optimismo e a esperança, a certeza de que serás capaz. Quero a dúvida permanente ,necessária para saber que não quero errar por não a poder resolver. Meu amor, raramente sei tudo. Tu que julgas que não tenho medo e não me perco, que me fazes forte para além de mim e me perguntas, a rir, como se faz. Quase sempre não sei mas o que souber ensino-te. Conversamos. Ensino-te todas as palavras, dou-te a vida para aprendere a nomear o mundo. Pouco mais te faltará. Agarra-te e cresce que um dia vou embora (que saudades!), um dia eu sei que não te vou ver mais mas quero que percorras o teu caminho. Abre as mãos, estou na linha da tua vida. À frente, atrás, forte frágil. Contigo. Brinca, reza.

Comentários

Anónimo disse…
Derretida...

Bjs,
Golfas
Unknown disse…
Como sempre, adorei ler-te. A tua escrita faz-me ter-te por perto...
Beijnhos
Maria (mãe)
nÊs disse…
Olhos nos olhos...arrepio profundo e a verdade emerge!Tão simples, tão cru...de amor se trata ;)!

A-d-o-r-e-i!

Beijinhos,

nÊs ildefonso

Mensagens populares deste blogue

dear Sophia, it's really late. I've just arrived home after a dinner at my grandma's house. she's still so special. everyone ate a lot, we talked about old friends, ourselves when we were growing up. there are always stories about africa. we are all so linked there, so many miles away and yet. we talked about you, alexis and darril. and also about the bulldogs that my uncle used to have and were pretty awfull and scary. I was really afraid of them, but one day I grabbed a horn and chased them trough the garden until they were crying with the noise. never bothered me again. we also mentioned cape town and pretoria, your house, your family, I remember you so dearly it's hard to say. you were my friend and were a bit like me. you thaught me english and had the patiente enough to hear me reading, laughing out loud in a bed full of animals and pillows that we throwed until they reached the ceiling, you knew the piano but hated it. you knew everybody and everything so wel

sorriso de março

hoje de manhã ía no autocarro a ouvir música e a pensar em qualquer outra coisa para além do transporte e da manhã em volta. O que me fazía regressar ao banco do bus eram as sacudidelas da tosse que me tem feito companhia e ajudava a mudar de posição no banco de forma quase automática. Isto, claro, além de uma nova arrumação dos pulmões, já que suspeito que me saíram várias vezes cá para fora, embora ninguém mostrasse o olhar espantado de "pulmões-ao-relento". Depois de uma das sacudidelas, que não contei por serem muitas, vi uma caixa de medicamentos no meu colo e uma uma senhora de olhos transparentes que a segurava. "Tome, ajudam muito. Tambémm estive assim e sei bem o que é", disse ela. Tinha um sorriso inteiro, estava muito arranjada, com o ar de quem não tem sono e de que todos os dias são dias especiais, e tinha olhos de Tejo. não são as palavras que fazem as pessoas, mas os gestos. este veio com a solidariedade dos viajantes, um sorriso e um olhar. Obriga

injusto

tenho visto muito menos os meus vizinhos do lado. nem pensei muito no assunto. meteu-se a parte final do ano, os exames e as últimas entregas de trabalhos, e depois houve o trabalho no colégio, alguns dias de praia e o algarve. cheguei hoje a casa e a minha mãe contou-me que o joão, o filho, mais novo de todos, teve um acidente. estava a deslizar no corrimão da escola e caíu. está há dois meses no hospital, em coma. neste momento está em alcoitão, reconhece a mãe, tem uma irmã que entra pelo quarto a dar força a todos e a dizer que "ele vai ficar bom". e o joão é só um menino que eu às vezes vejo, que às vezes toca á camapaínha e pegunta se o tobias pode ir lá brincar um bocadinho para casa. pergunta-me sempre se ele faz xixi, eu digo que não mas espero que o cão não tenha nenhuma vontade repentina que me estrague o plano e a brincadeira do joão. tem uma mochila quase maior que ele e uns olhos à chinês. vejo-o nas escadas. agora percebo o olhar triste do pai e da mãe, quan